TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL DISC E MBTI

DESCUBRA QUEM VOCÊ É

E exatamente como as outras pessoas são diferentes de você.

Os nossos clientes dizem que o teste MBTI e DISC combinados são tão precisos que “chega a ser assustador!”

Descubra seu perfil profissional!

Você é carismático, enérgico e mentalmente rápido? O seu perfil profissional pode ser o Visionário. Já se você é objetivo, mente aberta e um ótimo analista, você pode ser o Pensador. Ou se criatividade, altruísmo e intuição são seus pontos fortes, Conselheiro deve ser o seu estilo.

Muito tempo e muita energia são gastos durante o trabalho. Portanto, é importante que você faça o que gosta, e assim, encontre satisfação e realização profissional. O trabalho que é adequado e agradável para uma pessoa pode ser totalmente inadequado para outra. Por isso, é importante saber qual é o seu perfil.

Com o resultado deste Teste de Personalidade Profissional, é possível aprender mais sobre as características do estilo profissional em que você se enquadra e, assim, podendo desenvolver melhor o seu trabalho. Quem ainda está em dúvida de qual carreira seguir, encontra exemplos de profissões relacionadas ao seu tipo de personalidade. Como as pessoas possuem abordagens de trabalho muito diferentes, este teste ajuda o profissional a descobrir em que área se encontrará profissionalmente.

O que é MBTI?

O MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs, é um instrumento utilizado para identificar o tipo psicológico das pessoas, amplamente utilizado como teste de personalidade.

A avaliação do MBTI pode ser aplicada por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências já estudadas no método.

Com os resultados, é possível encontrar 16 tipos diferentes de personalidades – daí a importância da avaliação para a área de gestão de pessoas.

O MBTI é a ferramenta de assessment mais utilizada no mundo, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano. Essa popularidade se deve à praticidade do MBTI e sua eficiência na classificação de comportamento, estilo, características no trabalho, entre outros aspectos humanos.

O que é DISC?

Se você quer conhecer melhor a si mesmo e aos outros, o teste DISC é uma excelente ferramenta para isso.

Essa metodologia foi criada por um psicólogo para entender melhor o comportamento das pessoas e traçar perfis de acordo com suas tendências emocionais.

Logo, o método passou a ser usado para avaliar profissionais nas empresas, ajudando o RH a identificar o potencial dos talentos.

A vantagem é que o teste é muito simples, e leva apenas algumas perguntas para entender como você lida com as situações e quais emoções estão no comando.

Qual a origem do MBTI?

O MBTI foi criado em 1943 por Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Cooks Briggs, ambas psicólogas. Elas estudaram os tipos psicológicos do psicanalista Carl Gustav Jung durante anos e, então, desenvolveram o primeiro instrumento de inventário da personalidade com base Junguiana.

O propósito de Isabel Myers foi mostrar que as diferenças entre os seres humanos eram positivas e complementares, ao invés de conflitantes. Com isso, ela pretendia ajudar pessoas comuns e saudáveis a compreender melhor a si próprias, reconhecendo os elementos psíquicos que orientavam suas escolhas.

Além disso, a tipologia de Myers-Briggs teve uma função importante na Segunda Guerra Mundial, pois a escassez de mão de obra masculina exigiu convocação das mulheres ao trabalho fabril. Como nenhuma delas tinha experiência prévia, foi preciso utilizar o método para selecionar as trabalhadoras mais preparadas.

Observa-se uma crescente adesão ao método nos departamentos de Recursos Humanos e ambientes de pesquisa experimental. Assim, os benefícios vão desde a praticidade no processo de assessment para as empresas até a promoção do autoconhecimento para indivíduos em geral.

Qual a origem do DISC?

A origem dos instrumentos DISC está no livro As Emoções das Pessoas Normais, escrito por William Moulton Marston, publicado originalmente em 1928 e pela primeira vez em português em 2014, pela TTI Success Insights, o qual trata de 4 dimensões do comportamento. Em sua obra original são: Dominance, Inducement, Submission e Compliance.

Marston morreu em 1947. O primeiro instrumento de que se tem notícia foi criado por Walter Clarke, que abriu sua empresa em 1948. Logo, não há como Marston ter criado algum questionário ou instrumento de análise de perfil comportamental com o nome DISC; isto aconteceu por outra pessoa, após o falecimento de Marston.

É importante salientar, que mesmo Marston não sendo criador e proprietário do questionário que criou o primeiro relatório, ele foi o orientador da tese mestrado de Walter Clarke, a qual se chamava “Physical types as bases for variation in primary emotions”.

Importante: Marston é o criador dos conceitos, não dos questionários ou relatórios de análise de perfil como conhecemos hoje.

Aplicações do MBTI

Não é à toa que o MBTI é um clássico do RH, pois fornece informações valiosas para o recrutamento e seleção de profissionais.

Para além dos processos seletivos, o instrumento também é útil para alinhamento das lideranças da empresa, negociação de conflitos e gestão de pessoas em geral.

Seu papel também é fundamental na área de treinamentos, pois oferece dicas importantes para direcionar conteúdos de acordo com a forma de aprendizado do profissional.

Além disso, o MBTI pode ser utilizado como ferramenta de apoio para o coaching, permitindo uma avaliação mais profunda da personalidade para o desenvolvimento de competências.

De modo geral, podemos dizer que o MBTI é perfeito para o desenvolvimento organizacional, ao mesmo tempo em que ajuda indivíduos a entenderem a si próprios.

ISTJ: o “logístico”, caracterizado pela responsabilidade e comprometimento
ISFJ: o “defensor”, protetor dedicado e acolhedor com senso de empatia
INFJ: o “advogado”, idealista e reservado, porém inspirador
INTJ: o “arquiteto”, conhecido pelo pensamento criativo e estratégico
ISTP: o “virtuoso”, mestre em diversas ferramentas e experimentador
ISFP: o “aventureiro”, visto como um artista flexível e ousado
INFP: o “mediador”, uma pessoa poética, bondosa e altruísta
INTP: o “lógico”, com sede insaciável por conhecimento e inovação
ESTP: o “empresário”, inteligente, enérgico e disposto a arriscar
ESFP: o “animador”, sempre entusiasmado, enérgico e espontâneo
ENFP: o “ativista”, com espírito livre e criativo, além de muito sociável
ENTP: o “inovador”, marcado pela curiosidade e perspicácia
ESTJ: o “executivo”, administrador nato com talento para gerência
ESFJ: o “cônsul”, sempre atencioso, sociável e solícito
ENFJ: o “protagonista”, um líder carismático que hipnotiza as massas
ENTJ: o “comandante”, especialista em resolver desafios com ousadia.

Aplicações do DISC

Teste DISC é uma metodologia de avaliação psicológica que permite identificar 4 tipos básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Curiosamente, ele criou a personagem Mulher Maravilha enquanto trabalhava como consultor educacional para empresas antecessoras à DC Comics.

O método é um dos mais utilizados no processo de assessment, que é uma avaliação do comportamento e competências para identificar o perfil e potencial do profissional. Com isto, o RH cria métricas para recrutar e selecionar melhor, avaliar o desempenho dos colaboradores, desenvolver talentos e traçar planos de carreira ideais para cada indivíduo.

Nesse contexto, o DISC é uma ferramenta essencial para descobrir o estilo comportamental das pessoas, aumentando as chances de sucesso pessoal e profissional.

Além disso, o DISC permite avaliar os pontos fortes e fracos do indivíduo, determinar suas reações e verificar quais posturas precisam ser melhoradas.

Estas são algumas das aplicações possíveis para o teste:

  • Recrutamento e seleção de pessoal
  • Identificação de potenciais lideranças na empresa
  • Planejamento de sucessão em cargos importantes
  • Desenho de cargos e salários
  • Aplicação da metodologia de gestão por competências
  • Análise de interações comportamentais dentro das equipes
  • Identificação das principais competências a serem desenvolvidas
  • Definição de estratégias para aumentar o engajamento e motivação
  • Criação de programas de coaching, mentoring e counselling nas empresas
  • Melhora na performance em diversas áreas da empresa
  • Alinhamento das ações de capacitação com os perfis comportamentais.

Envie-nos seus dados e ganhe um Pré-Diagnóstico Gratuito