Como Formar Preço de Venda – SAIBA MAIS

by Luis A. Luize

A formação do Preço de Venda é de extrema importância para todas as empresas e deve ser considerada com batsante carinho e ciência.

Há duas formas básicas de formar preço:

  1.  Obter o Preço praticado no mercado e ajustar o seu preço nos mesmos níveis, definindo se irá trabalhar acima, na média ou abaixo desta. Cuidado ao agir assim, pois nem sempre será lucrativo para sua empresa, ou poderá ficar caro demais para o mercado em que atua.
  2. Calcular os Custos e Margem. Este é o melhor método, pois então saberá claramente quanto custa, quanto paga de impostos, quanto é usado para pagar os agentes de venda e a margem desejada. Neste caso, certamente haverá lucro.

Sempre deve ser lembrado que apesar de calcular seu preço de venda corretamente, você deve verificar se este preço é adequado ao seu segmento de mercado e à qualidade do produto sendo entregue, caso contrário poderá diminuir suas vendas.

Prestei Mentoria Estratégica a uma empresa familiar, e ao chegar lá me deparei com um problema grave de precificação. A empresa tinha um contrato de pretsação de serviços com uma grande companhia, e prestava os serviços de forma esclusiva, entretanto, esta grande empresa foi colocando agentes intermediarios para gerir seu Budget (orçamento) incorrendo em custos adicionais aos fornecedores, além de alongar o prazo de pagamento de 30 dias para 180 dias, forçando-os a descontar as duplicatas no banco.

Aliado a isto, devido a terem foco na prestação do serviço e não na gestão do negócio, descuidaram da revisão de preços e estes, naquele momento, estavam defasados em mais de 40%.

Situação de perigo à vista!

A Luize Consulting criou as planilhas de cálculo de custos e preços de venda para que pudessem renegociar com o cliente. Posteriormente, treinamos a equipe da empresa para passar a fazer estes cálculos periodicamente, evitando assim novo descompasso financeiro.

Disponibilizo uma planilha modelo semelhante ao usado para atender as necessidades e empresas que vendem produto e serviços. Preencha o formulário abaixo e receba gartuitamente.

Na mesma tem uma guia chamada “Serviço Mensal” para calcular o preço por hora a cobrar para um serviço mensal por tonelada, na guia “Serviço Hora” o cálculo para venda de serviço por hora, na guia “Serviço 1 DRE” a demonstração do cáluclo para 1 (um) ano inteiro e na guia “Custos Fixos e Adm” a tabela contendo todos os custos da operação.

Espero que estas informações e a planilha sejam úteis

Share this article

Deixe uma resposta