Como Ajudei Pessoas a Melhorarem

by Luis A. Luize

Como Ajudei Pessoas a Melhorarem Conhecendo-se

Se o homem buscasse conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos. John Lennon

Assim que me formei na área técnica em eletrônica atuava nos tempos da reserva de mercado numa das empresas de tecnologia da época, a S!D INFORMÁTICA, do grupo Machline (SHARP do Brasil).

Como técnico fazia diagnóstico de computadores bastante complexos e sabia que havia toda uma lógica por trás do funcionamento deles.

Comecei a pensar que como seres humanos deveríamos ter uma forma de conhecer como nos comportamos para facilitar nossa vida ou ao menos sabermos o porque de alguns comportamentos.

A partir dai, toda oportunidade de fazer um curso na área lá estava eu. Foi assim que na faculdade me interessei por sociologia e psicologia, devorando as teorias comportamentais que foram apresentadas.

Destes todos tem três métodos que são ótimos e elegi como aqueles que aplico nas oportunidades de levar crescimento a quem esteja mentoreando no momento, pois me dá uma visão bem clara do perfil comportamental da pessoa em questão, o que facilita muito o processo de entender aonde está e para onde vai.

Foi assim um caso bem icônico em que atuei com um líder de fábrica numa metalúrgica. Ele tinha um desempenho ótimo e o seu gestor gostava muito disso, mas por outro lado, um comportamento bastante complexo com seus colaboradores e colegas de trabalho.

Após 12 encontros semanais que iniciou com estes três testes e uma avaliação comportamental em 360º com a efetiva devolutiva da mesma, o comportamento deste líder mudou significativamente e ele cresceu dentro da empresa. Fiquei feliz, pois através do auto conhecimento ele pode se desenvolver e continuar o crescimento após nossos encontros de mentoria.

Também utilizo estes três métodos em todas as contratações que realizo para meus clientes. Através deles é que algumas perguntas são feitas durante o processo de entrevista que mostra com mais clareza quem é a pessoa e qual deve ser seu desempenho na função. Além disto, com os testes não há como o candidato emular algo, ou seja, parecer ser o que não é, pois os testes mostram com clareza sua personalidade.

Estes testes são:

  • DISC
  • MBTI
  • ENEAGRAMA

Com estes você poderá saber mais sobre você mesmo e crescer na sua vida pessoal e profissional.

Em breve vou lançar aqui um ebook sobre estes testes para você baixar.

Share this article

Deixe uma resposta