A Microsoft e o mundo mobile

by Luis A. Luize

A Microsoft com seu novo CEO tem se movido com intensidade em prover serviços para o ambiente mobile e se posicionar como uma provedora de apps para este segmento. Isto demonstra uma mudança de direção da gigante do software.

A pouco tempo entregou uma versão do office para IOS e ANDROID totalmente gratuita. Em seguida, liberou seu cliente de e-mail, o outlook, para estas mesmas plataformas. Se não bastasse, em pouco tempo estava liberando o lens, usado para escanear todo tipo de documento, na mesma linha do scannable da Evernote.

Não demora muito e adquire a Sunrise, um dos melhores apps de calendário que já usei e neste início de junho adquire o Wunderlist, app de produtividade.

Este ambiente é formado por diversas pequenas companhias que entregam apps desempenhando uma só função especializada e que se integra com outros apps de outros fornecedores. Bem, com este movimento, ao integrar estas ferramentas com o Onedrive, a Microsoft estará pronta para competir no ambiente mobile com alguns players interessantes, tal como o Evernote, que possui todos estes recursos e outro tanto, assim como diversos outros players neste segmento.

Parece haver um plano consistente de compra e integração de apps numa suite completa. Resta saber como se movimentarão daqui para a frente. Será que bloquearão os usuários para que não saiam desta nova suite sendo formada, dentro do velho formato da companhia, ou irão manter o ambiente aberto e sem custo.

Este movimento poderá ainda forçar os demais players a entregarem um boa versão do seu app para o Windows Phone, o que parece ser bom para a Microsoft.

Certamente o tempo vai deixar mais claro qual a estratégia da Microsoft neste segmento.

Share this article

Deixe uma resposta