NFC-e O que é isso?

by Luis A. Luize

NFC-e significa Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, a NFC-e é uma das alternativas para o Cupom Fiscal emitido por uma impressora fiscal (ECF).

O documento emitido pela NFC-e chama-se DANFE e significa documento auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor. Este documento deve ser emitido quando se faz uma compra no supermercado, na farmácia, nos restaurantes e etc.

O objetivo da NFC-e é informar a SEFAZ imediatamente após cada venda realizada, que poderá ser consultada posteriormente pelo cliente através de um código de barras chamado QRCODE. Este código de barras possui o número da NFC-e e leva diretamente ao site da SEFAZ que mostrará na tela do computador os detalhes daquele cupom de venda.

Cada estado deverá adotar a NFC-e em momentos diferentes, ou seja, cada estado colocará seu cronograma de implantação. Hoje temos os estados do Amazonas, Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Sul que já informaram prazos de adequação. Mesmo nestes estados haverá uma coexistência entre as principais tecnologias hoje em uso no varejo, que são:

  • ECF do Convênio ICMS 85/01
  • ECF do Convênio ICMS 09/09
  • NFC-e
  • SAT Fiscal (Exclusivamente no estado de São Paulo)

Para emitir uma NFC-e será necessário ter uma conexão de alta velocidade com a internet e um certificado digital, além de necessitar adquirir uma impressora comum para a impressão da DANFE.

DANFE NFC-e e Cupom Fiscal para a venda de 1 Item

Além disto, seu aplicativo comercial hoje em uso precisa ser adaptado para esta finalidade. Normalmente as empresas estão fazendo grandes alterações em seu aplicativo comercial e cobrando para entregar a NFC-e ao cliente, pois as modificações no aplicativo são muitas.

Existem muitas alternativas de uso da NFC-e no mercado que diminui o tempo de implementação e portanto o custo da solução.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *